quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ou Eu ou a MTV???


Um dia estava zapeando os "468" canais da TV PAGA (a maioria deles querendo me empurrar alguma merda goela abaixo)
e me dei conta de que o canal da MTV deixou de ser um "top of mind" no meu controle remoto.
Já faz um tempo que a MTV não é mais tão musical assim, mas sua programação ainda era muito voltada ao comportamento,
conscientização, mesmo se valendo de uma estética e linguagem publicitária.
Hoje é mais um canal que se oferece como uma mídia para que sejam criados produtos audiovisuais para consumo.
Veja o "Estudio Coca-Cola Zero", que mistura os emos com os bregas (vou vomitar), bela aula de Branding, afinal "Juntar as diferenças é o que há". Claro a tendência da propaganda é essa, e a MTV sempre foi o maior laboratório de novas tendências audiovisuais na TV brasileira.
Mas a breguice não para por aí; até o ano passado tinha o chatérrimo Beija Sapo, que parecia um programa tipo Hebe com direção Pop Art. Outra chatice, a "Batalha de Modelos", agora o péssimo "Lavanderia" que pode ser considerado um Marcia Goldschimdt dirigido por publicitários, o banal a "Fila Anda". João Gordo então foi transformado em um macaco que fala besteiras quando alguém aperta o botão pra ele falar, e nem precisa mais levar choquinho pra se comportar.
Tem o 15 minutos, boa linguagem tipo video do youtube mas que não vai sair muito disso, os EMOS tomaram conta da emissora, palmas para seus empresário. Fora o corporativismo, a banda Hateen, tem mebro que é ex produtore da "casa".
Os produtores-publicitários gastam todas as idéias criando produtos específicos para grandes anunciantes, enquanto sua programação de grade está cada vez mais engessada e pouco criativa. Rock e Gol, as únicas mudanças são os dias da semana em que o programa é exibido, Mion só apresenta programa de covers, tiveram que resgatar o TOP TOP, até a galera do Hermes e Renato que a cada ano criava um programete diferente ficou no Tela Class (chupinhando a idéia de moleques do youtube que dublavam tudo que viam pela frente) enfim, não é mais segmentada é estereotipada.
Sei que não sou mais nenhum garoto, e que tudo ali não é feito ou produzido para pessoas com mais de 25 anos, deixei de ser cool, mas a MTV se acomodou e estereotipou a sua produção e o seu telespectador, são 18 anos de emissora e ela não é nem sombra do que foi um dia e nem faz questão de ser.
Music televsion, só no nome!!! (seria uma falha de branding ou eu que estou viajando demais??)

2 comentários:

Giorgia Giordano disse...

Você esqueceu de mencionar o "maravilhoso" programa da Penélope!
"Ô Pê, meu namorado só goza se eu fizer fio terra... será que ele é gay?"
"Não lindaaaaaaaaaa talvez ele só seja um excêntrico!"
Muito instrutivo... quando eu crescer quero ser liberal e super compreensiva que nem ela!
Beijo

Anônimo disse...

aa mAiX eU goXXtUU tAnTUUU dA MtVVVVV!!!111